O blog

Este é um blog de aventuras e desventuras.









domingo, 9 de janeiro de 2011

Arroz Integral


Eu adoro Arroz Integral, mais ainda depois que soube dos seus benefícios.

Ele é rico em fibras, proteínas, minerais e vitaminas do complexo B e, como dele só é retirada a casca, os nutrientes concentrados na sua película e gérmen conferem mais vantagens à saúde do que o arroz processado, que mantém apenas o endosperma do grão, rico em amido.

Já o arroz branco, após ser processado nos moinhos, até que fique completamente branco, perde com isto muito mais da metade de seu valor nutritivo (pode chegar a 75% de perdas), que está justamente na película escura que faz o revestimento do grão.

Cozinhando

Meu problema com o arroz integral é que nem todo mundo sabe cozinhá-lo e eu detesto quando os grãos ficam durinhos. Por isso eu passei a sempre usar a panela de pressão.

Como faço?

Para cada xícara de arroz eu coloco 3 xícaras de água e uma colher de sopa de óleo (pode ser de oliva). O tempero fica a gosto de cada um.

Tampo a panela e levo para o fogo alto. Quando a panela começa a "chiar", eu coloco em fogo baixo e deixo por mais 25-30 min. Depois desligo o fogo, deixo todo o vapor sair, abro a panela e sirvo.

Fica ótimo!